sábado, 23 de outubro de 2021

Dinos - Um tema apaixonante

 


Além de serem os temidos pré-históricos que desapareceram a milhões de anos, os dinossauros podem ser um tema que cativa muitas crianças e adultos, tendo em vista uma relação mais profunda.

Acredito que essa relação é a gratidão e a admiração, pois muitas pessoas encontram conforto nos dinossauros. Pode até parecer estranho já que estamos falando de animais extintos, mas é a mais pura verdade, falo isso com convicção, pois sou uma dessas pessoas. 

Esse interesse intenso é muita das vezes importantíssimo para a formação de uma pessoa, esse amor facilita a aprendizagem, por exemplo, a leitura, uma criança ou até mesmo um adulto aprende a ler com mais facilidade quando está lendo algo de seu interesse. Eu, por exemplo, aprendi a ler aos cinco anos, pois tinha um livro de dinossauros e aquilo era muito mágico e acabei “mergulhando de cabeça”.

Para mim os dinossauros foram muito importantes, com eles meu repertório se tornou amplo e minha criatividade se aflorou muito. Pensar neles me da sensação de nostalgia e amor, me faz lembrar do quando eu me divertia quando era uma criança com coisas simples e de como evolui por me interessar pelo assunto. Não penso neles como seres terríveis como muitos pensam, penso como seres que me acompanharam na infância.

Os dinossauros são um tema apaixonante que nos incentiva a pesquisar, estudar e soltar a criatividade. Começar a estudar ou  fazer qualquer outra coisa por um tema importante para você pode dar um “empurrão” naquilo que procura.


sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Minissérie: A língua inglesa na fala jovem brasileira

    


  

Parte da nossa língua cotidiana é formada por palavras que não são exatamente portuguesas, ou seja, não surgiram "naturalmente" no idioma nem vieram diretamente do latim. Todas as línguas mudam e se influenciam, não é coisa só nossa. 

Atualmente, porém, vemos, na fala informal brasileira, especialmente a das novas gerações, uma alta taxa de vocabulário vindo do inglês. Eu afirmo isso como uma pessoa jovem que utiliza, ao falar a minha língua, palavras da outra.

O inglês também tem a sua cota de empréstimos. Apesar de ser uma língua germânica, boa parte de seu vocabulário é de origem latina. Em 1066, os normandos, povo da França, invadem a Inglaterra, influenciando a língua e trazendo esse vocabulário. Neste caso, foi mais uma imposição do que um empréstimo.

As influências de uma língua sobre outra distinta podem estar ligadas a acontecimentos culturais, históricos e tecnológicos. 

Temos muito vocabulário árabe, por exemplo, por conta da presença histórica dessa etnia em Portugal e Espanha.

Falando em tecnologia, temos muitas palavras inglesas relacionadas à informática. Há palavras como clique, já absorvida formalmente à língua, e outras, como switch, ainda não formalizadas. Ambas, click e switch, sofreram adaptações.

No inglês, muitas palavras terminam em consoantes — som de “k” /k/ em click e “tch” /ʧ/ em switch, por exemplo. Na nossa língua, contudo, existe um problema: a maioria das palavras termina em vogal e isso pode ser uma grande dificuldade para nós ao pronunciarmos palavras inglesas. Percebe-se que, por conta disso, adaptamos a pronúncia, colocando uma vogal e, assim, adicionando uma sílaba a mais. Note, neste vídeo comparativo do canal Chris Gringo, nomes como Outback e McDonald's e a adição de "i":

A presença do inglês se faz presente nos artefatos culturais que perpassam áreas da tecnologia. É o caso da música Meu Colorista da banda Supercombo. Nela, são utilizados termos relacionados à edição de filmes como storyboard e frame com a mesma adaptação nos sons ao fim das palavras: 

Na canção, também há o termo “dropar”. Neste caso, temos não só adaptações na pronúncia mas também na morfologia da palavra, na qual é adicionada, à raiz do inglês drop, a terminação “ar”, marcando o termo como verbo para nós brasileiros.

Esta influência é ainda mais forte na população jovem, que está ligada ao processo de utilização de novas palavras e renovação da língua. Assim, a fala jovem é uma das que mais utiliza palavras do inglês cotidianamente, ainda mais considerando a inserção em ambientes de rede social e cultura globalizada.