Hallyu é o termo usado para a crescente popularização da cultura sul-coreana ao redor do mundo. A palavra significa onda, em coreano, e foi utilizado por jornalistas chineses para se referir ao sucesso da cultura e do entretenimento coreano na China, nos anos 90. Acredita-se que o país exporta sua cultura dessa forma para expandir seu soft power, termo que se refere ao poder que um país obtém sem uso da força, e sim da imagem.
A Hallyu começou a crescer no final dos anos 90, espalhando-se pelos países da Ásia, e chamando atenção da mídia. Após a expansão da internet, seu alcance também se expandiu, passando pela Europa, América e até mesmo África. Tal onda tem grande importância na economia do país, além do aumento do turismo, colaborando para o reconhecimento internacional do país. As duas principais bases da Hallyu são a música popular coreana, o famoso K-pop e as novelas coreanas, k-dramas.
A Hallyu começou a crescer no final dos anos 90, espalhando-se pelos países da Ásia, e chamando atenção da mídia. Após a expansão da internet, seu alcance também se expandiu, passando pela Europa, América e até mesmo África. Tal onda tem grande importância na economia do país, além do aumento do turismo, colaborando para o reconhecimento internacional do país. As duas principais bases da Hallyu são a música popular coreana, o famoso K-pop e as novelas coreanas, k-dramas.
K-pop
A música popular coreana incorporou diversos estilos americanos, como rap, hip hop, R&B, rock e techno. Normalmente os artistas coreanos se apresentam em conjuntos, com integrantes jovens e atraentes, e são recrutados por empresas especializadas, que treinam e lançam os grupos na mídia. As três maiores empresas nesse ramo são a SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment, também conhecidas como as Big 3.
Após selecionar os candidatos, eles vivem juntos em alojamentos e passam até 12 horas por dia treinando dança, canto e teatro, além de aprender diversas línguas. Geralmente um trainee passa por pelo menos dois anos de treinamento antes de estrear como idol.]
Após selecionar os candidatos, eles vivem juntos em alojamentos e passam até 12 horas por dia treinando dança, canto e teatro, além de aprender diversas línguas. Geralmente um trainee passa por pelo menos dois anos de treinamento antes de estrear como idol.]
Por que tantas pessoas gostam de k-pop?
Existem diversos aspectos que fazem as pessoas se interessarem pelo K-pop, como por exemplo, os diversos conceitos que existem dentro desse gênero, as elaboradas coreografias, os clipes muito bem produzidos, a abundância de cores e estilos diferentes, a batida das músicas que causa a vontade de dançar, a profundidade dos vocais, entre outros motivos.
K-dramas
Existem dois tipos de dramas: os modernos e os históricos. Os históricos retratam tempos mais antigos, com tramas mais elaboradas, envolvendo guerras e artes marciais. Um dos principais exemplos de drama histórico é Hwarang. Já os dramas modernos retratam histórias atuais, com os triângulos amorosos clichês, romance repleto de conflitos, e diversos outros assuntos comuns apresentados em novelas, porém apresentados baseando-se numa cultura diferente, o que faz com que surjam diversas diferenças.
Mesmo sendo menor do que a do K-pop, a expansão dos K-dramas vem aumentando globalmente, principalmente porque um dos principais motivos das pessoas começarem a assistir dramas é por causa do K-pop. Está cada vez mais fácil encontrar alguém que assista, ou que pelo menos já assistiu k-dramas. Eles são geralmente curtos, com menos de 20 episódios, e muitas pessoas consideram viciante, graças as tramas elaboradas e o sentimento de sempre querer assistir mais, que é passado para o espectador.
Mesmo sendo menor do que a do K-pop, a expansão dos K-dramas vem aumentando globalmente, principalmente porque um dos principais motivos das pessoas começarem a assistir dramas é por causa do K-pop. Está cada vez mais fácil encontrar alguém que assista, ou que pelo menos já assistiu k-dramas. Eles são geralmente curtos, com menos de 20 episódios, e muitas pessoas consideram viciante, graças as tramas elaboradas e o sentimento de sempre querer assistir mais, que é passado para o espectador.
STEDY, Stedy. Hallyu - a onda coreana. Putzilla, 21 set. 2012. Disponível em: https://www.putzilla.net.br/hallyu-a-onda-coreana/. Acesso em: 9 out. 2019.
SABBAGA, Julia. K-pop: O que é o fenômeno e por que ele não para de crescer. Omelete, 7 nov. 2017. Disponível em: https://www.omelete.com.br/musica/k-pop-o-que-e-o-fenomeno-e-porque-ele-nao-para-de-crescer. Acesso em: 9 out. 2019.
CARNEIRO, Camila. O Hallyu no Brasil: a popularização do K-pop: O que é o fenomêno e por que ele não para de crescer. Medium, 29 jun. 2017. Disponível em: https://medium.com/@camilacarneiro_3/o-hallyu-no-brasil-a-popularização-do-k-pop-3376c7dfb5c9. Acesso em: 9 out. 2019
SABBAGA, Julia. K-pop: O que é o fenômeno e por que ele não para de crescer. Omelete, 7 nov. 2017. Disponível em: https://www.omelete.com.br/musica/k-pop-o-que-e-o-fenomeno-e-porque-ele-nao-para-de-crescer. Acesso em: 9 out. 2019.
CARNEIRO, Camila. O Hallyu no Brasil: a popularização do K-pop: O que é o fenomêno e por que ele não para de crescer. Medium, 29 jun. 2017. Disponível em: https://medium.com/@camilacarneiro_3/o-hallyu-no-brasil-a-popularização-do-k-pop-3376c7dfb5c9. Acesso em: 9 out. 2019
Matéria muito informativa! Parabéns
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