O cancelamento foi um dos temas centrais da edição 2021 do Big Brother Brasil. Quando se trata de um jogo de exposição e julgamento, é interessante perguntar "Quis custodiet ipsos custodes?", traduzido como "Quem guarda os guardiões?"
A influência que a internet tem com as pessoas é algo impressionante, mobilizando milhões de pessoas a favor ou contra algo ou alguém, tanto de forma negativa como positiva. Quem guarda os famosos? Quem realmente permite suas posições de figuras públicas? Com isso conseguimos nos perguntar, o que é o cancelamento?
Esse é um ato que ocorre geralmente com pessoas públicas, é uma ação de boicote para um indivíduo que compartilhou uma opinião questionável ou controversa, ou que no passado teve comportamento percebido como ofensivo, imoral, preconceituoso ou contra as leis nas redes sociais.
Apesar de muitas pessoas pensarem que o cancelamento só atinge famosos, os fazendo perder patrocínios, trabalhos e grandes oportunidades na carreira, ele tem uma proporção muito maior. Muitos fãs tem uma relação de idolatria com seus ídolos, levando tudo o que eles postam como verdades absolutas, isso é uma grande ponte para a desinformação e fake news.
Quando uma pessoa tem tanta influência social sobre inúmeros internautas podem haver grandes linchamentos sociais e até mesmo perseguições online. As pessoas anônimas não tem como contornar a situação com advogados caros ou grandes assessores, não tem orlas de fãs para os defenderem. Nós sabemos a influência que um grande discurso de ódio pode ter em uma sociedade, por isso é muito importante acabar com essa cultura de cancelamento.
Em muitos cancelamentos que já ocorreram na internet as pessoas nem sabem como a história começou e de onde veio toda a confusão, porém com toda a disseminação de uma história apelativa sendo noticiada a todo instante faz as pessoas mandarem ódio e terem uma atitude de falsa justiça. Muitas pessoas também impulsionam o cancelamento para ganhar likes, o simples fato de "lacrar" já traz toda a satisfação na hora de cancelar alguém, ser melhor e mais "íntegro" que o cancelado faz as pessoas se sentirem satisfeitas.
Quando cancelamos uma pessoa, estamos tirando dela suas oportunidades de mudar e aprender com seus próprios erros, apagamos sua existência sem pensar nos prejuízos que podem ser acarretados a sua carreira e vida pessoal, além da saúde mental pois geralmente cancelamentos acarretam muitas ofensas e até ameaças de morte. Muitos internautas cobram 100% de posicionamento de seus ídolos, não dão chances para explicações ou mudanças em comportamentos errados, assim as pessoas se dão o direito de fazer sua própria justiça. Aos poucos os influencers vêm se tornando pequenos robôs "anti-cancelamentos", com discursos prontos e equipes os assessorando a todo instante com medo de perder seu posto.
Voltando ao jogo BBB, tivemos muitos exemplos disso, a cantora Karol Conká foi o maior caso de rejeição do programa, porém muitos internautas também julgaram atitudes da campeã Juliette como erradas e dignas de serem canceladas. O jogo teve uma dinâmica extremamente real, num dia você cancela e no outro você é cancelado.
Quando evitamos ou negamos o debate, perdemos a oportunidade de aprendizado e de ressignificação, não só do cancelado mas também dos fãs que os idolatram e acham que suas atitudes erradas estão corretas, em uma situação como essa o diálogo e o aprendizado deveriam ser o mais importante. Os usuários mais jovens pensam que cancelando uma pessoa estão evitando propagar o mau, porém eles acabam sendo tão agressivos e maldosos quanto o cancelado… Não existe somente uma visão correta, não existe ninguém perfeito e simplesmente negar a existência de alguém não vai fazer ela mudar ou se tornar alguém melhor.
Esperamos que com as novas gerações essa cultura não continue, é algo totalmente infantil e que não serve de proveito para ninguém, não é errado ser contra falas e atitudes ruins, o errado é levar o cancelamento como a única saída existente. As pessoas precisam aprender a ver os outros como pessoas também, todos erram, todos precisam aprender e todos tem sentimentos que devem ser levados em consideração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário