Fenômeno Old Money: muito mais que as polos brancas e calças de alfaiataria.
Mas se é algo tão problemático, como se tornou um trend?
Incialmente, é importante ter noção que a internet possui algoritmos, esses que muitas vezes ditam o que será moda ou não. Entretanto, poderíamos supor que talvez existam mais fatores, um deles sendo a visibilidade que essas pessoas, ricas, possuem para compartilhar seus estilos de vida ao público. Ainda sim, não é o suficiente para tantas pessoas se tornarem tão fanáticas rapidamente pelo estilo. Crises econômicas, políticas ou sociais, podem mudar drasticamente os costumes da população, em escalas mundiais. Com a pandemia do Covid-19, em 2020, foi perceptível a presença de milhares de pessoas imersas em redes sociais, tanto como produtoras de conteúdo, quanto apenas espectadores, logo, a exposição a qualquer conteúdo que estivesse em alta teria um maior alcance, e em um momento tão delicado como esse, que resultou em diversos problemas em macro e micro esferas, a necessidade de fuga da realidade se fez, como consequência, tivemos seu grande auge.
Então, por que esse estilo continuou, mesmo após seu grande boom?
A resposta ainda é praticamente a mesma, crises. Nota-se que o Old Money tem diferenças a outros estilos que surgem e morrem diariamente nas redes, ele fala muito mais sobre estilo de vida e costumes quando comparados a outros, isso demonstra uma sociedade que está doente, constantemente em busca de uma realidade alterna, longe dos atuais problemas. O luxo, o prestígio, a fartura e diversos outros aspectos são dedicados apenas a porções minutas da população mundial, o desejo por essas vidas privilegiadas é presente na vida de milhares de pessoas, que sofrem com as frequentes crises sociais, econômicas e políticas, cada vez mais desestabilizadas. Imaginar que é um deles, que senta em suas mesas, em seus palácios, com suas roupas de grifes, por exemplo, pode ser um alívio momentâneo da dura realidade enfrentada diariamente.
Considerações finais...
Usar essas roupas não é um problema, almejar é só um sintoma. Torna-se um verdadeiro male quando esses estilos de vida (não se apegando necessariamente ao Old Money, mas na mesma vertente) são normalizados, junto disso, sua ideologia dominante, pois começa-se a pensar que a vida ideal das heranças é alcançável, então, consequentemente, esse pensamento acaba infectando outras esferas, principalmente a política, na qual o indivíduo irá privilegiar muito mais as decisões que beneficiem esses grupos, pensando que um dia poderá ser como eles. Uma mera peça de vestuário não pode oferecer a riqueza dessas famílias que acumulam riqueza, muitas vezes, desde a revolução industrial, com exploração de milhares de operários ao longo dos anos. Mesmo que tenha a riqueza, não terá o prestígio que seus nomes carregam, mesmo que sejam nas melhores mesas e os melhores vinhos, não será um integrante de seus clubes de luxo. A eles as cartas foram dadas a anos, a nós, "o ódio ou compaixão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário