O exoesqueleto é uma espécie de veste robótica que responde a sinais biológicos e proporciona ao usuário uma resposta a interação, no caso do paraplégico, dos pés com o solo por meio de uma pele sintética que também está sendo desenvolvida pelos integrantes deste projeto. A ideia é fazer com que a pessoa que está usando a veste imagine os movimentos e então o exoesqueleto responderá aos estímulos reproduzindo-os. Como se a estrutura robótica fosse uma extensão do próprio corpo.
Neurocientista Miguel Nicolelis no Roda Viva. |
Nicolelis afirma que há cientistas na Europa, nos EUA e no Brasil trabalhando intensamente para conseguir realizar essa primeira demonstração, que para eles é apenas o primeiro passo para a realização de terapias de reabilitação que possam fazer as pessoas recuperarem um grau de qualidade de vida que elas perderam devido lesões medulares, acidentes ou doenças neurodegenerativas.
O projeto foi desenvolvido por um consórcio internacional, liderado no Brasil pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra (IINN - ELS) e com a parceria da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Testes já foram realizados e os voluntários reagiram bem ao exoesqueleto. Você também pode acompanhar todo o desenvolvimento do processo através da página no Facebook do Miguel Nicolelis aqui.
Referências:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/aparelho-que-faria-paraplegico-dar-1-chute-da-copa-sera-testado-em-junho.html
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/07/01/exoesqueleto-que-fara-paraplegicos-andar-sera-testado-em-setembro-diz-nicolelis.htm
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/10/walk-again-paraplegico-podera-dar-chute-inicial-copa-2014.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário