terça-feira, 24 de junho de 2014

A "Limpeza Social" da Copa do Mundo

      A Copa está aí, belíssima e com jogos eletrizantes. É um ótimo entretenimento para os amantes de futebol, e até mesmo para aqueles que não gostam tanto e acabam-se aderindo à festa. Porém parece (só parece) que governos de grandes cidades, principalmente as que estão sediando os jogos, estão realizando uma espécie de “limpeza social”, ou seja, despachando (não se sabe para onde) vários moradores de rua que se instalaram ou que rondam os locais mais nobres dessas cidades, principalmente nos arredores do estádio, para não mancharem o cenário festivo que a Copa do Mundo proporciona.

http://www.olhardireto.com.br/copa/noticias/exibir.asp?noticia=Sociologo_critica_limpeza_social_durante_Copa_e_cobra_criacao_de_poiiticas_publicas&edt=7&id=6619

      Segundo uma reportagem do Terra, durante uma visita recente aos arredores de Copacabana nessa época de Copa, notou-se um número bem inferior ao habitual de pessoas vivendo e/ou dormindo nas ruas. E isso não acontece apenas no Rio. Pesquisas já apontaram que em cidades como Brasília e Cuiabá o mesmo ocorre, e certamente o mesmo é válido para outras grandes capitais. É como se os moradores de rua não fossem convidados para a Copa, deixando as comemorações e o clima festivo se sobrepor aos problemas sociais que nos cercam. O pior é que para onde esses moradores são levados é um mistério, pois o número dos mesmos simplesmente diminuiu e ainda diminui. Uma outra dúvida que surge também é se isso é apenas durante a copa, onde tentam embelezar o cenário brasileiro, ou se continuará mesmo com o término do evento, deixando claro a questão dos moradores de rua como um descaso por parte do governo público. Estariam, então, as autoridades públicas “maquiando” o cenário dessas cidades da pior maneira “para gringo”? Está aí uma questão para você pensar e discutir. 

      Bom, parece que isso tudo não é novidade. Alguns podem até pensar que já é de se esperar algo como isso, principalmente em eventos de grandes proporções e com valores nobres, como é o caso da Copa do Mundo. O problema é considerarmos isso como algo normal. Não podemos nos deixar levar só por aquilo que conseguimos ver e pensar que está tudo bem, temos que investigar e descobrir o que está nos arredores de tanta beleza proporcionada pela festa que um evento como esse trás. Vale lembrar que as Olímpiadas estão chegando, então que estejamos com os olhos bem abertos para não nos deixar enganar por pensamentos artificiais que englobam esses tipos de eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário