quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Minissérie sobre série...

Xepa indica Merli!

Merlí , uma espécie de malhação catalã onde o tema principal é a filosofia. Escrita e criada por Héctor Lozano, a comédia dramática se inicia com o professor de filosofia Merlí Bergeron (Francesc Orella) que, desempregado e após ser despejado de seu apartamento, passa a morar com sua mãe, Carmina (Ana Barbany), e ainda  por conta da decisão de sua ex-esposa de mudar-se para Roma, recebe a notícia de que terá de criar seu filho adolescente Bruno (David Solans), a  relação entre pai e filho não é das melhores , mas vai sendo desenvolvida ao longo da história. Merlí consegue um emprego na escola onde seu filho estuda e logo de cara, causa desconforto entre os professores, pois se utiliza de métodos não convencionais e  questionáveis para ensinar , além  de obter o fascínio dos alunos os quais também tem suas histórias contadas.

A série cria um vínculo com o público da Catalunha, que vive no momento de luta por independência da Espanha, além de também trazer debates importantes para a sociedade, uma questão que se faz necessária entre o público juvenil atual. É discutido o valor da filosofia nas salas de aulas, o protagonista aborda de forma instigante os aspectos da vida até mesmo os mais comuns , e sempre explica as teorias dos filósofos de acordo com o que está se passando no cotidiano nos alunos.

foto de divulgação da série.


 Merlí , mostra como a escola pode ser um local de aprendizado para a vida, e não apenas um lugar de acúmulo de conhecimento enciclopédico,  com a sua forma intrometida na vida dos alunos,  ensina como lidar com  as dificuldades cotidianas  sendo elas a  ausência dos pais, desencontros amorosos, e tantos outros. A atuação dos atores é impecável, ocorre uma veracidade incrível ao que vivem na tela. Porém infelizmente, como nem toda série é perfeita, a produção aborda alguns problemas relevantes, mas demonstra-se muito simplório na hora da resolve-los , ademais o machismo e estereótipos de gênero também estão presentes na série, outro erro é a  falta de representatividade visto a baixa variedade étnica presente no elenco.

Quanto a esses  pontos negativos é interessante observa-los ao assistir a comédia dramática, para não ocorrer em nossa volta.A série agrega múltiplos conhecimentos, super ajuda na hora de pensar, e está presente na plataforma da netflix com 3 temporada com episódios de aproximadamente 45 a 50 minutos.

Espero que curtam Merlí !!!

Trailer da série :


Referencias 
LIMA, Michele. A filosofia de Merli: resenha critica. 2018. Disponível em: <https://www.oquetemnanossaestante.com.br/2018/07/a-filosofia-de-merli-resenha-literaria.html>. Acesso em: 14 set. 2019.

CURY, Daniel. 7 Pontos positivos e 3 pontos negativos de  “Merlí”. 2017. Disponível em: <https://cinemacao.com/2017/10/12/pontos-positivos-negativos-merli/>. Acesso em: 12 set. 2019.

ANDREU. Machismo y esteriotipos de género en merli. 2015. Disponível em: <http://zena.cat/es/machismo-y-estereotipos-de-genero-en-merli/>. Acesso em: 14 set. 2019.

HOFFMAN, Felipe. Critíca Merli:1ºTemporada. 2018. Disponível em: <https://aodisseia.com/critica-merli-1a-temporada/>. Acesso em: 15 set. 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário