Já imaginou operar um embrião, para extrair uma doença, antes mesmo de sua implantação no útero? Em 2017, foram realizadas pesquisas sobre a alteração de embriões, para extrair doenças a partir do DNA. A técnica utilizada, conhecida como Crispr, é baseada em uma enzima que consegue quebrar o DNA, para remover as partes não desejadas do genoma e substituí-las por novas partes de DNA.
Foi realizada uma pesquisa na Universidade de Saúde e Ciência de Oregon (OHSU), nos Estados Unidos, onde utilizaram dessa técnica em embriões portadores de cardiomiopatia hipertrófica, uma doença hereditária que pode causar morte súbita, principalmente durante prática de atividades físicas.
Foi realizada uma fertilização in vitro, utilizando espermatozoides portadores do gene com a doença, em óvulos normais. Junto com o esperma, os pesquisadores introduziram a técnica de alteração genética, para remover a parte do DNA defeituoso. Como resultado, 42 dos 58 embriões utilizados, foram alterados com sucesso, o que resulta em aproximadamente 72% dos embriões.
Contudo, apesar da alteração do código genético dos embriões ser um grande avanço na tecnologia e na medicina, existem diversas questões éticas, que necessitam de um debate, já que, utilizando dessa técnica, poderiam modificar geneticamente bebês, escolhendo a cor dos olhos, o tipo e a cor do cabelo, força física, tamanho dos membros, e outras partes do corpo. Tal prática pode resultar na eugenia, isso é, a criação de pessoas que seriam consideradas superiores as outras, modificadas de forma não-natural.
Mediante a isso, é necessário que haja debates e reflexões a respeito desse delicado assunto, que ao mesmo tempo que pode ser de grande ajuda para o desenvolvimento de nossa sociedade, pode acabar causando sérios conflitos éticos e sociais.
GALLAGHER, James. Pela 1ª vez, cientistas removem doença genética de embrião com ‘cirurgia química‘: Pesquisadores chineses afirmam ter realizado pela primeira vez no mundo uma "cirurgia química" em embriões humanos para extrair uma doença.. BBC News, 28 set. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-41426439. Acesso em: 18 set. 2019.
ENTENDA a polêmica sobre manipulação genética de embriões: Médico especializado em Bioética explica o que é polêmica em torno da manipulação genética de embriões humanos. Canção Nova, 25 fev. 2016. Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/brasil/entenda-a-polemica-sobre-manipulacao-genetica-de-embrioes/. Acesso em: 18 set. 2019.
CORREÇÃO de genes abre caminho para tratamento de doenças hereditárias. Hoje em Dia, 7 ago. 2017. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/correção-de-genes-abre-caminho-para-tratamento-de-doenças-hereditárias-1.549246. Acesso em: 18 set. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário