Manguezal, mangue ou mangal é uma zona úmida, definida como “ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho. A fauna dos mangues é representada por peixes, moluscos (caramujos e ostras), crustáceos (camarões e caranguejos) e aves (urubus, gaivotas e garças). Além desses já citados, os manguezais também abrigam milhares de pequenos organismos, que se alimentam dos nutrientes presentes nesse bioma.
Garça-real
Os manguezais ocupam uma área de aproximadamente 10 mil quilômetros quadrados no Brasil, estendendo-se do Amapá a Santa Catarina. No entanto, a degradação desse bioma tem se intensificado, sobretudo em razão do desmatamento, poluição dos rios, lançamento de esgoto residencial e industrial, derramamento de petróleo e construção de residências em áreas de mangue.
Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam. Eles também são extremamente importantes para a diminuição dos gases do efeito estufa, a conservação de manguezais não apenas previne a perda de habitats, mas também ajuda a regular as emissões de carbono.
Os manguezais também agem como protetores da linha da costa. Ficou provado, depois do tsunami que aconteceu na Indonésia em 2004, que as áreas onde havia mangues foram menos danificadas. Por quê? Porque os manguezais agem como uma barreira, diminuindo a força das águas que invadiram a parte continental. Mais um serviço prestado: a contenção da erosão natural que ocorre em regiões costeiras.
No fim de setembro, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) revogou, por articulação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), três resoluções sobre temas ambientais. Uma delas, a de nº 303, de 2002, tratava da proteção das áreas de mangues (além de restingas e dunas). No fim de setembro deste ano, o Conama revogou quatro resoluções que tratavam de diferentes áreas da política ambiental do país. Duas das resoluções eliminadas restringiam o desmatamento e a ocupação em áreas de restinga, manguezais e dunas. Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil são unânimes: o fim da resolução do Conama vai impactar as áreas de mangue. Mesmo que estas estejam formalmente protegidas pelo Código Florestal, os detalhes de como se dava esta proteção eram dados pela resolução.
POR QUE decisão de Ricardo Salles sobre manguezais representa 'volta no tempo' de quase 500 anos. BBC News Brasil, 8 out. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54461270. Acesso em: 14 out. 2020.
A IMPORTÂNCIA do manguezal. Saiba mais sobre os mangues. Estadão, 1 maio 2017. Disponível em: https://marsemfim.com.br/a-importancia-do-manguezal/. Acesso em: 14 out. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário