sexta-feira, 5 de maio de 2023

Histórias de rosas: especial Dia das Mães (Série)

Durante essa série em homenagem à data comemorativa de Dia das Mães, dividida em três partes - sendo essa, a introdução, abordaremos histórias profundas de mães guerreiras como tantas outras no Brasil afora.

    Mãe só tem uma; comemorações têm várias!

    A palavra “mãe” possui sua provável origem no proto-indo-europeu “méh₂tēr” – sendo o h₂ referente a representação de um determinado som -, em 5000 a.C., chegando ao latim na forma de “māter”. E assim como suas diferentes variações, a depender da língua analisada, existem diferentes comemorações dessa data festiva. Apresentando sua origem nos Estados Unidos, o dia especial surgiu a partir de uma homenagem por parte da ativista Ann Jarvis, em conjunto com outras mulheres, à sua falecida mãe. Porém na Indonésia, por exemplo, a data é mais comumente celebrada no dia 22 de dezembro, e reivindica a liberdade feminina e a igualdade de gênero. No México, filhos realizam uma serenata e preparam a refeição, seguidas da ida à igreja. Na Etiópia, ainda, a comemoração estende-se por 3 dias, envolvendo decoração de casas, dança e banquete.

    Já no "país" Xepa Mexida, a contemplação desse dia se dará através da homenagem à luta de mães brasileiras com uma série mensal, trabalhando a luta dessas mulheres, para além do âmbito pessoal, o reflexo da composição de toda uma sociedade.



"Assim somos nós, mãe. Pelo amor, eu a refletir-te e tu a refletires-me, eu a ser reflexo de ti e tu a seres reflexo de mim. Recebi o amor que me deste e com ele te fiz. Recebeste o amor que te dei e com ele me fizeste."

Livro "Em teu ventre", de José Luiz Peixoto

Um comentário:

  1. Uma bela introdução. Já estou tna expectativa prós próximos texto. Parabéns aos envolvidos

    ResponderExcluir