sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Hiroshima e Nagasaki :A anti-rosa atômica

   Em 06 de agosto de 1945, no Japão, uma bomba de urânio foi despejada sobre a cidade de Hiroshima, a chamada “little boy”, que explodiu a 570 metros do solo. Formou-se uma imensa bola de fogo no céu com uma temperatura de 300 mil graus Celsius. Em seguida, três dias depois, um novo alvo foi atingido, dessa vez sobre a cidade de Nagasaki, uma bomba de plutônio, mais forte que Hiroshima, a “fat man” matou mais de 40 mil pessoas. Ambos atentados realizados pelos Estados Unidos.
Bomba na cidade de Hiroshima.
   Os bombardeios nucleares fazem parte dos últimos episódios da II guerra mundial, o clima de tensão estava instalado entre os EUA e o Japão, este em 1941 atacou a base americana Pearl Harbor, o que de fato iniciou a guerra entre os dois países. O Japão passou a ter sucesso nas suas missões de guerra, mas tudo muda com a virada americana na batalha de Midway, mesmo assim o império japonês seguiu resistindo, principalmente utilizando os Kamikazes (pilotos de aviões que realizavam ataques suicidas contra os navios dos EUA).
  Paralelamente aos conflitos, os EUA realizava testes do Projeto Manhattan(uma iniciativa de pesquisa para desenvolver um armamento baseado na fissão do átomo).Além disso é proposto pelos estadunidenses uma rendição , recusada pelo imperador japonês Hirohito.A partir disso, em 1945,Harry Truman presidente dos Estados Unidos, deu a ordem de bombardear com novas bombas,  as cidades japonesas , o motivo apontado, era de forçar a rendição do Japão na guerra. No dia 02 de setembro de 1945 esta foi assinada pelo Imperador japonês.
Destruição da cidade de nagasaki.

   O motivo real de bombardeio dos Estados Unidos é muito especulado e questionado. É indiscutível que este foi um dos acontecimentos mais triste e traumático do século XX, foram mais de 100 mil mortes imediatas nas duas cidades juntas. Os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki tiveram de lidar com grande sofrimento. Muitos ficaram com queimaduras gravíssimas por causa da onda de calor provocada pela bomba e precisaram tratá-las durante anos. O restante dos sobreviventes teve de lidar durante toda a vida com inúmeras doenças surgidas posteriormente ao ataque. Além disso, os filhos desses sobreviventes, que nasceram anos depois, colheram consequências relacionados ao contato de seus pais com a radiação. Quanto aos Estados Unidos, lamentam a morte de milhares de civis, porém, reconhece oficialmente que havia necessidade de realizar o ato para desestabilizar o Japão.

Xepa Indica

Hiroshima e Nagasaki são bastante representadas nas artes!!
Confira a música  Rosa de Hiroshima composta por Vinicius de Moraes na voz de Ney Matogrosso.


Procure também o anime Gen pés descalços que mostra o impacto desastroso dos bombardeios sobre a vida dos japoneses.


Referências 
 MONTEIRO, Luiza. 12 fotos históricas lembram o horror dos bombardeios em Hiroshima e Nagasaki. 2019. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2019/08/12-fotos-historicas-lembram-o-horror-dos-bombardeios-em-hiroshima-e-nagasaki.html>. Acesso em: 05 nov. 2019.

PINTO, Tales. Hiroshima e Nagasaki, bombas e terror. 2019. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/hiroshima-e-nagasaki-bombas-e-terror.htm>. Acesso em: 29 nov. 2019.

SILVA, Daniel Neves. Lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. 2019. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/lancamento-das-bombas-atomicas-hiroshima-nagasaki.htm>. Acesso em: 05 nov. 2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário