segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A história do Natal

   



     Quando falamos em Natal, a maioria das pessoas associam o Natal com o nascimento de Jesus Cristo, o que, de certa forma, está correto. Mas o que poucos sabem é que essa celebração começou muito antes. Aproximadamente 7 mil anos antes de Cristo, se inicia a história do Natal, que celebrava o solstício de inverno, a noite mais longa do ano, no hemisfério norte, que acontecia no final de dezembro. 

    O deus Sol era cultuado por vários povos, e eram realizadas festividades com o intuito de renovação. Na Mesopotâmia, a duração das celebrações era de 12 dias, já os gregos cultuavam Dionísio, deus do vinho, e os egípcios recordavam a passagem de Osíris para o mundo dos mortos.





     Em Roma, acontecia o culto a Mitra, deus da luz, durante o solstício de inverno, que depois virou uma festividade exclusiva, o Festival do Sol Invicto, que também fechava a Saturnália, celebração que homenageava o deus Saturno, responsável pela agricultura.

     Anos depois, os cristãos romanos queriam alguma forma de criar uma comemoração no solstício, então o historiador Sextus Julius Africanus, em 221 d.C. fixou o nascimento de Jesus em 25 de dezembro, que é quando nasce Mitra. A partir do século 4, o homenageado do Festival do Sol Invicto passou a ser Cristo, que foi associado ao deus sol, sendo a luz que traria salvação a humanidade.




DIANA, Daniela. História do Natal. Toda Matéria, 2016. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/historia-do-natal/. Acesso em: 27 nov. 2019.


VERSIGNASSI, Alexandre; MINAMI, Thiago. A verdadeira história do Natal: A humanidade comemora essa data desde bem antes do nascimento de Jesus. Conheça o bolo de tradições que deram origem à festa.. Super Interessante, 30 nov. 2006. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/a-verdadeira-historia-do-natal/. Acesso em: 27 nov. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário