quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Papai Noel e sua trajetória até o natal


Todo ano ele volta, trazendo a alegria e o espirito natalino, o papai noel é uns dos principais símbolos do Natal, o bom velhinho gordinho e simpático representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão. Este tem uma longa história  de sua origem, que está intimamente relacionada com a figura de são Nicolau, um bispo nascido na Turquia em 280 d.C. que ajudava as pessoas carentes.
Antes disso, já existiam lendas relacionadas ao Papai Noel, nos tempos do velho mundo, existia uma série de celebrações que tentavam amenizar as rigorosas temperaturas e a falta de comida. Foi nessa situação em que apareceu a lenda do “Velho Inverno”, um senhor que batia na casa das pessoas pedindo por comida e bebida. A relação com são Nicolau apareceu tempo depois, o santo tinha o costume deixava moedas perto das chaminés dos menos favorecidos durante a noite e foi beatificado pela Igreja Católica por conta dos milagres que realizou. O Dia de São Nicolau é comemorado em 06 de dezembro, nesta data era que realizada a troca de presentes que tempo depois e por acontecimentos relacionados a reforma protestante passou a ocorrer no dia 25, no natal e também é do santo que vem o nome Santa Claus(papai noel em inglês).
São nicolau e o papai noel em comparação.


Quanto a imagem do bom velhinho, surgiu no século XIX com o desenhista alemão Thomas Nast que teve a ideia de incorporar novos elementos ao símbolo natalino. Publicou na revista norte-americana Harper’s Weekly o desenho de um papai noel que, para os dias atuais, mais se assemelhava a um gnomo da floresta. Seguindo esse aspecto:

Papai noel desenhado por Thomas Nast no século XIX

Com o passar dos outros natais, ele foi melhorando seu projeto original e o velhinho ganhou uma barriga protuberante, boa estatura e uma abundante barba branca. Papai noel ganhou sua roupa avermelhada em 1931, Haddon Sundblom, contratado pela empresa de refrigerantes Coca-Cola, bolou o padrão rubro das vestimentas do bom velhinho. Com passar do tempo, a popularização das campanhas publicitárias da marca acabou instituindo o padrão.
Imagem do papai noel no padrão da coca cola.
A partir disso, o bom velhinho se tornou cada vez mais um fenômeno, já contava com livros e  já participava das festividades de natal de quase toda a população mundial, porém adquiriu um caráter comercial criticado. Na sua lenda original, ele conta com uma fábrica onde são fabricados os brinquedos para crianças, esses são jogados pela chaminé na noite de natal, o seu veículo é o trenó puxado por renas voadores que na véspera natalina podemos acompanhar na internet,o site do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) apresenta todos os anos a "rota" do bom velinho. Enfim o papai noel é uma tradição quase que mundial,milhares de pessoas vestem a longa barba branca e as grandes roupas vermelhas vindo “atender” o pedido das crianças e trazer o amor e a paz do espirito natalino.

Papai noel na atualidade presente nas ruas , shoppings , lojas , eventos e entre outros lugares.

Referências:
SOUSA, Rainer Gonçalves. A origem do Papai Noel. 2018. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/a-origem-do-papai-noel.htm>. Acesso em: 03 dez. 2019.

 VIVIAN FERNANDES (São Paulo) (Org.). De onde surgiu Papai Noel? 2016. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2016/12/22/fatos-curiosos-da-historia-or-de-onde-surgiu-papai-noel/>. Acesso em: 03 dez. 2019.

DIANA, Daniela (Org.). O papai noel. 2016. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/papai-noel/>. Acesso em: 03 dez. 2019.






Nenhum comentário:

Postar um comentário