No último episódio da minissérie, expliquei porque considero a música uma linguagem.
Desta vez, vamos entender um pouco melhor como a música funciona como pedra fundamental de expressão na forma de trilhas sonoras.
Especificamente, vamos entender um pouco sobre como funcionam os temas musicais empregados em filmes e séries.
Quando ouvimos um tema, ou seja, uma música ou ideia musical, que se repete em uma trilha sonora, há uma grande chance dele ser um leitmotiv.
Um leitmotiv é um tema que representa um personagem, lugar na história, objeto ou qualquer outro ente relevante na narrativa.
Existem várias características importantes comumente presentes nos leitmotivs. A primeira é que eles se repetem durante a trilha, aparecem várias vezes.
Outra é que eles são associados a um elemento específico, não mudam a coisa que estão representando ao decorrer da trilha.
Por último, eles se transformam de acordo com o que representam se transforma. Isso é importante pois é um desdobramento da essência de um leitmotiv e da trilha sonora de uma obra.
O intuito da trilha e de seus temas é refletir a história, contar, ou complementar, intensificar, o que a obra conta.
Um adorável exemplo da aplicação dessa técnica temática é o que acontece com o tema do fofíssimo dragão Banguela de Como Treinar o Seu Dragão.
Quando o personagem aparece de perto pela primeira vez, ele faz parte do desconhecido na visão do protagonista Soluço, é o que ao garoto causa medo, o que deve ser combatido ou evitado. Assim, o tema do dragão é apresentado de forma que nos passa uma tensão muito maior (ouça aqui, note a melodia em gaitas de foles a partir que começa aos 2 min 30 s).
Agora, quando a história progride e Banguela vai se tornando o melhor amigo do protagonista, o tema reflete essa transformação e, progressivamente, evolui para a sua versão mais intensa, totalmente desenvolvida (ouça aqui, note o que eu acredito ser uma celesta ou um glockenspiel aos 3 min 4 s e ouça aqui a versão mais desenvolvida e dramática do tema no segundos iniciais).
Esse é apenas um de incontáveis exemplos. Talvez seja um exercício interessante que prestemos mais atenção a essas nuances dos temas dos filmes e seriados que amamos tanto. Às vezes, uma simples melodia vale mais do que mil palavras.
Os exemplos utilizados aqui foram são mostrados originalmente no canal Sideways no YouTube. Veja aqui a sua abordagem sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário