quarta-feira, 5 de outubro de 2022

A migração para a nuvem




 Com o avanço da modernização nas cidades e o crescimento de empresas, dos mais variados fins, a necessidade de armazenar os dados veio com tudo. Para isso, cada empresa utilizava seu próprio servidor, mas isso tinha um custo, tanto de instalação quanto de manutenção, além de não possuir uma estabilidade tão boa. 

Mas afinal, o que é um servidor e do que ele se trata? Um servidor é um computador hiper potente que faz parte de uma rede, centralizando o armazenamento de dados e facilitando o seu acesso em toda a empresa. Em instituições que não têm um servidor, os computadores são ligados diretamente entre si, o que causa a necessidade de deixar todos eles ligados para se ter acesso a cada máquina.

Apesar da implementação dos servidores ter sido um avanço enorme para a dinâmica das empresas, a nuvem veio para inovar ainda mais, com a possibilidade de você acessar arquivos ou realizar tarefas distintas através da internet, sem possuir esse arquivo de maneira offline, podendo usar qualquer computador ou dispositivo.

Um exemplo simples de computação em nuvem é o Google Drive, em que você pode criar planilhas ou arquivos de texto que ficam nos servidores da Google (ou na nuvem da Google). Outro serviço comum disponível na nuvem é o de streaming, como a Netflix, graças a esse serviço, você e vários outros assinantes conseguem assistir um arquivo de vídeo que está em um servidor em outro local do planeta. Atualmente, empresas como Microsoft e Amazon desenvolveram seus próprios servidores de nuvem, disponibilizados para outras empresas que queiram adquirir seus serviços.

Para ficar mais fácil de entender esse tipo de servidor, vamos mais afundo ver alguns exemplos. Recentemente, a empresa Amazon criou a Amazon Web Services (AWS), que nada mais é que a plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon.com, oferecida através de servidores localizados em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Por se tratar de um serviço de computação nas nuvens, oferece maior estabilidade e disponibilidade se comparado a serviços tradicionais de servidores dedicados ou VPS.

De modo geral, a Amazon oferece serviços na nuvem para cada necessidade das empresas contratantes, e assim como outras multinacionais, o aumento da procura por esse tipo de servidor vem aumentando cada vez mais, por ser mais seguro, estável, ter maior custo benefício, ter mais maleabilidade para os fins de uso e necessitar de menos "mão de obra". Esses, são os principais motivos das empresas estarem migrando seus servidores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário