quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Você conhece o transtorno de personalidade antissocial?

 



Você provavelmente conhece o transtorno de personalidade antissocial (TPAS) como psicopatia ou sociopatia, mas afinal o que ele é e quais são suas características? Ouvir as definições “psicopata”, “sociopata” nos gera um certo estranhamento, e até medo, mas é muito importante entendermos essa condição, tanto para identificarmos quanto para não nos colocarmos em situações chatas.

Pessoas portadoras do transtorno de personalidade antissocial costumam não se importar com suas palavras e ações, também é possível a presença dos seguintes sintomas:

- Descumprimento da lei, assediar e destruir propriedades;

- Mentir, inventar desculpas e culpar terceiros;

- Manipulação para conseguir aquilo que deseja;

- Agir de maneira agressiva e irresponsável;

- Não ter empatia e não sentir remorso.

Continuando, vamos entender o que causa na maioria das vezes esse transtorno. O principal fator são os genes, ou seja, é uma condição herdada dos pais daquele indivíduo. O segundo fator, são as experiências quando criança, por exemplo, como essa pessoa foi tratada pelos pais, se houve presença de abusos (físicos e psicológicos), se houve negligência familiar, tudo isso pode potencializar a chance desse indivíduo desenvolver TPAS.

Falando agora do processo penal dessas pessoas, ainda é muito instável e as penas mudam conforme o grau que esse transtorno afeta aquele que o têm, e o tipo de crime. Hodiernamente, no Brasil, uma pessoa portadora de TPAS que cometeu um crime, é normalmente julgada como semi-imputável, e a pena que irá receber depende do nível do transtorno. Para transtornos de nível baixo/médio, é utilizada a medida de segurança conjunta a um tratamento com o intuito que o paciente volte a conviver em sociedade, e para níveis mais graves, penas com a função preventiva, impedindo que o sujeito reincida em crimes.

Para saber mais:

  Se você tem interesse em saber mais sobre o comportamento de pessoas portadoras do transtorno, indicamos a nova série da Netflix “Dahmer: Um Canibal Americano”, nela, o personagem principal não desenvolveu somente TPAS, mas também outros transtornos devido sua infância perturbada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário