terça-feira, 11 de junho de 2024

Motivos para ler "1984"

  “O Grande Irmão está de olho em você” é o que acontece no livro “1984”, onde toda a rotina e os pensamentos da sociedade são controlados e monitorados. Essa obra fictícia e distópica, apesar de assustadora, pode narrar a realidade que vivemos. Mas, por que você deveria ler um livro que foi escrito há mais de 70 anos? Confira os motivos nesse post.


Personagens envolventes e curiosos

Um dos personagens mais famosos da obra é o Grande Irmão, mais conhecido como “Big Brother”, a figura do Estado que monitora o dia inteiro de todas as pessoas por meio das teletelas (camêras)... muito doido né? Porém, com a leitura, vamos percebendo que talvez o Grande Irmão dos dias atuais sejam nossos próprios celulares.

O protagonista, Winston Smith, se cansa de não ter vida própria e inicia um movimento contra o sistema de governo. Ele nos faz refletir quais seriam nossas próprias ações numa realidade como a dele, motivando os leitores a tomarem iniciativas que mudem suas vidas e a da sociedade. O personagem é o único que apresenta pensamento crítico e sentimentos, sendo que, durante a leitura, acompanhamos até mesmo ele se apaixonando!

Melhora seu pensamento como cidadão

Esse livro te auxilia a compreender melhor a política e a não ser “massa de manobra” do governo. O personagem principal, Winston Smith chega a conclusão de que “o crime de pensamento não acarreta a morte, ele é a morte”. Por meio da trama, é possível identificar o quanto somos influenciados a não pensar por nós mesmos e a seguir ideologias impostas pelo governo e por uma parcela da sociedade que já se deixou levar. Percebe-se isso no idioma criado pelo Estado do livro, a “Novilíngua”, que adapta e cria todas as palavras com significados ao seu favor, a fim de limitar o pensamento humano.

Um estudo sobre totalitarismo

Após ler o livro, você ficará mais atento aos seus direitos, principalmente, ao de liberdade. O livro te ajuda a compreender, com uma história envolvente e com questionamentos descomplicados, o que é um governo totalitário e o quanto ele é nocivo. 


Descreve a atualidade 

    Apesar de ter sido escrito em 1948, George Orwell conseguiu descrever muito bem a realidade dos dias atuais. Por exemplo, a questão da privacidade. Atualmente, estamos sendo vigiados pelas câmeras e pelas redes sociais, o algoritmo consegue identificar e rastrear tudo que fazemos pelo celular. Também percebemos o “duplipensar” – que transformava mentiras em uma verdade universal, como 2+2=5 – nas fake News, onde não importa o conteúdo, mas sim sua fonte.


Até a próxima semana!
Gostou do conteúdo e acha que ele pode ajudar alguém? Compartilhe e deixe seu feedback, é muito importante para produzirmos mais matérias do interesse de vocês. Toda terça-feira te esperamos com novidades no blog!

Aproveitem para nos seguir no Instagram: @xepamexida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário