segunda-feira, 15 de abril de 2019

A Preguiça nossa de cada dia!



Moleza, falta de vontade, cansaço, procrastinação;

Essas são as palavras que podem descrever a preguiça, vista como uma aversão de trabalho ou uma falta de disposição para tarefas do nosso dia-dia. Quando falamos desse assunto pensamos sempre em um dia de descanso, uma desmotivação ou a falta de vontade. 


Mas a preguiça é uma doença?


Nem todo preguiçoso está doente, mas algumas pessoas, quando doentes, apresentam preguiça entre seus sintomas.

Patologicamente a preguiça não é doença, mas os fatores relacionados a ela, como falta de motivação, podem ser um sintoma, inclusive ser um sinal da depressão. É importante destacar que é comum momentos preguiçosos para que, possamos refletir sobre as atividades e tarefas que estamos realizando no nosso cotidiano além disso, esses momentos podem ser vistos como uma descoberta de mudanças de rotina. 
Mesmo que haja essa necessidade, para que a preguiça não se torne primordial, existem medidas que podem ajudar a diminuir a moleza e fornecer energia ao como:

  •  Praticar exercícios físicos;
  •  Boa alimentação;
  •  um profissional terapêutico caso precise buscar a volta do gosto nas atividades que antes eram consideradas prazerosas;


Bahia, preguiça e mito!
Na nossa atualidade brasileira muito relaciona-se a preguiça com a Bahia; em "O mito da preguiça baiana" (tese de doutorado da antropóloga Elisete Zanlorenzi, apresentada na USP em 1998)  é onde, a pesquisadora afirma que o racismo estaria por trás da preguiça, associada aos baianos.
Ela afirma também que, a crença de que os negros eram preguiçosos era comum entre a elite branca baiana no tempo da escravidão. As migrações para o sudeste combinadas a uma série de fatores fizeram com que, o injusto mito fosse associado aos baianos e se espalhasse pelo país.


Segue abaixo um vídeo para refletirmos do grande Dráuzio Varella onde ele fala sobre a atividade física e a preguiça!





 Referencias:

ZANLORENZI,Eliste.A banalização da Preguiça. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/24ee909a564a82ff795016dc2b8165d5.PDF.
Acesso em: 12 Abr. 2019.

Exame: 20 Coisas que descobriram sobre a preguiça. Disponível em:https://exame.abril.com.br/ciencia/20-coisas-que-os-cientistas-ja-descobriram-sobre-a-preguica/

Brasil Escola : Preguiça : doença ou condição ? Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/preguica.htm

A mente maravilhosa: causas ocultas por trás da preguiça que você deve conhecer. Disponível em :
https://amenteemaravilhosa.com.br/causas-da-preguica/






Um comentário: