sexta-feira, 6 de maio de 2022

Liberdade de Expressão: sua necessidade e limite.

   


 

   A liberdade de expressão é o direito pelo qual uma pessoa pode pensar e expressar suas opiniões e ideias a respeito de qualquer pauta. No Brasil, é um direito garantido ao cidadão pela Constituição Federal, desde que a pessoa não se esconda sob o anonimato, e também é um dos pilares da democracia, pois descarta a censura do país. O desafio de manter esse direito está em saber os seus limites, especialmente no meio virtual. 

Todas as pessoas possuem o direito de manifestar suas ideias, então logo podemos entender que existem extremos para que não se infrinjam direitos do outro, como o direito de imagem ou o direito à própria reputação, mas, na prática das redes sociais, muitas vezes as pessoas manifestam o que querem da maneira que desejam, então surge a questão de como defender as pessoas de usuários quando estão atrás de telas, por vezes anônimos, e que se sentem imunes às consequências?

Os que navegam na web normalmente se sentem mais livres para se exporem e expressar suas opiniões, pois as redes sociais passam uma espécie de segurança para liberarmos nossos pensamentos e sentimentos sem avaliar muito, o que se torna perigoso. A verdade é que devemos na maior parte do tempo contar com o bom senso das pessoas, e por vezes esta é uma alternativa inviável, pois cada um conhece seus limites individualmente, e às vezes um comentário que acaba com o dia de alguém, passa despercebido pelo outro.  

    Podemos entender então, que a liberdade de expressão nos traz vantagens como a de poder opinar sobre pautas importantes ou polêmicas - como a descriminalização do aborto ou do uso da maconha -,  adquirir conhecimento por meio do estudo ou troca de opinião, e promove também a equidade dos cidadãos por não invalidar crenças, culturas ou ideais. 

Porém um dos limites é quando nossa liberdade passa a infringir a vida pessoal do outro, questões como o estilo, aparência, personalidade e sua intimidade, não devem sofrer interferência alheia, ao menos que esta seja solicitada.

    A liberdade encontra, assim os seus limites, e não pode ser usada como meio para propagar discursos de ódio, então a internet não deve ser vista como "terra sem lei", pois no Brasil, se por um lado não temos censura, também não temos o direito de permanecer no anonimato quando expressamos a nossa opinião ou crença, o que significa que é preciso ter cuidado ao emitir opiniões e julgar as pessoas, pois a responsabilização de encarar as consequências está contida na liberdade de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário