A corrida contra o tempo!
Segundo Ailton Krenak em seu livro “A Vida Não É Útil”, “Não conseguimos frear o desmatamento no planeta. [...]. Minha escolha pessoal [...] não muda o fato de que estamos derretendo. E, quando alcançarmos mais um grau e meio de temperatura no planeta, muitas espécies morrerão antes de nós”. Esse trecho do livro me faz refletir que, nosso egoísmo excede o nosso limite e invade o espaço do outro, como é o caso da extinção de milhares de espécies por causa de nossa intervenção.
Nós não somos seres distintos da natureza, nós somos parte dela, se a destruirmos, inconscientemente também estamos nos destruindo. A vida de privilégios e facilidades, como a presença de plástico nos itens mais básicos de consumo, tem nos levado ao nosso fim mais rápido do que imaginamos. Quando vamos ao supermercado é praticamente inevitável não comprar ao menos um produto que não contenha plástico, seja na embalagem ou em sua composição, porque o plástico traz praticidade, no século em que vivemos, é preciosa. Não queremos esperar o plantio crescer em seu tempo natural, para isso enxertamos de agrotóxicos e substâncias que fazem crescer em um menor período e que deixam os alimentos exuberantes. Isso porque almejamos ganhar tempo e dinheiro, o resto não importa, ao menos até o problema não bater na porta.
Com esses acontecimentos citados anteriormente, além de tomadas de decisões políticas, cabe a nós individualmente o compromisso de optar por um estilo de vida que não contribua com a transformação negativa do nosso lar, o planeta Terra. Você pode se questionar, “Mas o que vai adiantar as minhas atitudes conscientes em meio a tantas pessoas contribuintes para essa calamidade? ”, pois bem, se todos nós nos conscientizarmos e começarmos com o mínimo, como separação do lixo, ir a pé/bicicleta a lugares próximos ou optar por transportes públicos iriamos aumentar o prazo para salvar o planeta. Que essa mudança comece por mim e por você. Uma andorinha não faz verão, mas se nos juntarmos todos com esse propósito, talvez conseguiremos mudar o rumo da Terra.
ATÉ SEMANA QUE VEM!
Ficamos por aqui, gostou do conteúdo dessa semana? Todas terças-feiras, às 16:55, há publicação fresquinha, então já coloque no seu cronograma para não perder a próxima. Enquanto isso, leia os textos passados, pois todos são assuntos muito importante! Beijoss, até a próxima.
Siga a xepa mais mexida desse Brasil no Instagram: @xepamexida
Nenhum comentário:
Postar um comentário