sábado, 17 de maio de 2014

O show dos eletrônicos!

A música faz parte da cultura dos povos, faz parte de nós. Neste post você encontrará algumas peculiaridades da relação música x tecnologia. Confira:

Ir à EXPOMUSIC, a feira internacional da música em São Paulo é uma experiência incrível, ainda mais para quem é profissional da música ou amante da boa arte. Como este evento tem caráter internacional é de se esperar que encontremos novidades e que hajam músicos por lá, mas instrumentos que tocam sozinhos são coisas inusitadas para a maioria das pessoas. Bom, melhor você mesmo dar uma olhada no que a tecnologia pode realizar.



Para muitos, o primeiro contato é de cair o queixo. Afinal, não é todo dia que vemos um instrumento autônomo por ai. (Só falta cobrar cachê!)
E você acha que acabou? Pois bem, apresentamos-lhe o quarteto de robôs músicos da Toyota:

                                                              

É, a tecnologia avança de certo modo que é praticamente impossível não se assustar. E tem mais: Ao chegar em casa, tudo o que você quer é tomar um banho, comer  e  depois relaxar. E para que isso aconteça nada melhor que uma musiquinha para acompanhar o seu descanso, certo?

"Mas eu não sou músico e ninguém da minha família é" ou "só toco a campainha de casa"

Não tem problema! Basta enviar a música desejada do seu iPhone 4S para um piano wi–fi  que ele fará um som para você.  O vídeo a seguir mostra como isso é possível e apesar de estar em inglês é possível assistir sem muita dificuldade para entender o que está acontecendo. Veja só:

                                                              

Vale ressaltar que este piano não será comercializado, isto é apenas uma estratégia de marketing da empresa Yamaha.

Tudo isso nos faz parar para pensar sobre o avanço tecnológico e os seus benefícios e malefícios. Será que em breve a música será executada em sua maioria por robôs? Poderia uma máquina substituir um ser humano em algo tão profundamente ligado aos nossos sentimentos e a nossa imaginação? Deixe a sua opinião nos comentários.


“Tocar uma nota errada é insignificante. Tocar sem paixão é imperdoável.” 

(Ludwig van Beethoven)

Nenhum comentário:

Postar um comentário