quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cidadania

  Neste post a Xepa fala sobre Cidadania, coisa que nem sempre exercemos. A importância deste assunto fica cada vez mais evidente, em redes sociais, bate-papo no trabalho, escola e muitos outros ambientes, principalmente quando tocado no assunto da situação política atual do nosso país. Pensando em tudo isso, é destacado o conceito básico de cidadania e apresentado algumas ações do cidadão.

Texto retirado da Rede Brasil de Direitos Humanos
  A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:
“  A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)

  Os direitos que temos não nos foram conferidos, mas conquistados. Muitas vezes compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está em cima para os que estão em baixo. Contudo, a cidadania não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.


  A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Código do Consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então estes direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.
  Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das Cidadania ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.


  Agora, sabendo de tudo isso, exercite a sua cidadania, faça cumprir seus direitos e deveres de Cidadão Brasileiro, pois ser cidadão vai além de votar, pagar impostos e criticar governos sem argumentação , é também:
  • Participar de enquetes, como as do site da Câmara dos Deputados (http://www2.camara.leg.br/enquetes/listaEnquete );
  •   Participar de movimentos políticos
  • Conhecer o Plano Diretor da sua Cidade
  • Acompanhar e debater questões políticas, sociais e culturais, por exemplo pode-se seguir as paginas do Senado, SEPPIR (Secretaria de Políticas Promoção da Igualdade Racial), Palácio do Planalto, Direitos Humanos Brasil e outros;
  • Denunciar a violação de direitos, como por exemplo casos de  racismo, homofobia, abuso de autoridade, violência doméstica e/ou sexual.
A Xepa agradece a atenção e espera ter contribuído para a sua noção de Cidadania. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário