segunda-feira, 4 de maio de 2015

Como denunciar casos de Violência contra a Mulher

A Xepa considera importante exercitar a cidadania e lutar contra a violência contra a mulher, por isso disponibiliza um manual de como denunciar Violência Doméstica e Sexual contra a mulher.

Informações integralmente retiradas do site Compromisso e Atitude

Central de Atendimento à Mulher

Após nove anos de funcionamento e com mais de 4 milhões de atendimentos acumulados desde sua criação, a Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, é cada vez mais acessada pelas brasileiras, cobrindo atualmente cerca de 70% dos municípios do País. Segundo o balanço anual de 2014, divulgado em março deste ano pela SPM-PR, a Central realizou 485.105 atendimentos, uma média 1.348 por dia.
Com a ampliação do serviço para disque-denúncia em março do ano passado, a Central passou a acumular as funções de acolhimento e orientação à mulher em situação de violência com o encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes pela investigação de cada caso.
Para Aparecida Gonçalves, os dados indicam efetividade das campanhas nacionais de divulgação do Ligue 180, como a veiculada em 2014, com o mote “Violência contra as mulheres – eu ligo”, e o lançamento do aplicativo para celulares Clique 180.  Além disso, o Ministério tem incentivado Estados e municípios a divulgarem amplamente a Central.


Do total de 485.105 atendimentos, 52.957 corresponderam a relatos de violência e mais da metade declarou que houve violência física: 27.369  (51,68%).
Em 2014, a SPM-PR entregou 54 unidades móveis a Estados e municípios – ônibus especialmente adaptados que levam serviços especializados da rede de atendimento às mulheres em situação de violência no campo e nas regiões de floresta. As ribeirinhas são atendidas via barco. Esses serviços incluem prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramento legal. As unidades também têm função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.

Ligue 180

Trata-se de um serviço de utilidade pública de emergência, de abrangência nacional, que pode ser acessado pelo número 180, gratuitamente, 24 horas por dia, de qualquer terminal telefônico – móvel ou fixo, particular ou público – todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.
As atendentes do Ligue 180 são capacitadas em questões de gênero, legislação, políticas públicas para as mulheres, informações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e, principalmente, na forma de acolher as cidadãs e orientá-las nos procedimentos a serem adotados na busca do serviço adequado a cada caso.
Os atendimentos registrados pela Central distribuem-se entre pedidos de informações, reclamações, sugestões, elogios e relatos de situações de violência, que podem ser classificadas como: física, moral, patrimonial, psicológica e sexual; e ainda denúncias de tráfico de mulheres e cárcere privado.
Quando classificado como cárcere privado e tráfico de mulheres, o atendimento é automaticamente encaminhado via correio eletrônico para a Ouvidoria da SPM-PR, que analisa se há todos os dados necessários para que o caso seja remetido para a Polícia Federal, que se encarregará de dar continuidade aos procedimentos.
O sistema informatizado da Central coleta os dados cadastrais das mulheres que procuram o serviço – faixa etária, escolaridade, estado civil, cor/ raça – e registra de forma detalhada e padronizada todos os atendimentos prestados, o que possibilita a construção de indicadores sobre violência de gênero em todo o Brasil.
Clique 180

Além do acesso à central da SPM, que recebe denúncias e fornece orientações, o Clique 180 contém informações sobre os tipos de violência contra as mulheres, dados de localização dos serviços da Rede de Atendimento e sugestões de rota física para chegar até eles. Integram ainda o aplicativo conteúdos como a Lei Maria da Penha e uma ferramenta colaborativa para mapear os locais das cidades que oferecem risco às mulheres.
O aplicativo será permanente e está disponível para os sistemas IOS do Iphone e Android dos demais smartphones. Pode ser baixado na Apple Store ou na Google Play. Para tanto, basta digitar Clique 180 e seguir os passos de instalação.
A Xepa baixou o Aplicativo e aprovou, ele é completo e super discreto. A página inicial é um aplicativo de frases, em que é apresentada a frase do dia, a página só muda para o clique 180, com as informações relacionadas á violência contra a mulher, se o celular for chacoalhado uma vez, se for chacoalhado novamente ele retorna para página de frases do dia.






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Fontes:
http://www.compromissoeatitude.org.br/ligue-180-quase-20-mil-denuncias-encaminhadas-em-2014/  

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