quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Guia de como escolher uma carreira (sem desespero)

        Hoje é 12 de outubro, mais conhecido talvez como o famoso "Dia das crianças". Acreditamos que, pelo conteúdo da postagem, não seja parte delas (podem haver exceções). Mesmo assim saudamos a sua criança interior e desejamos uma boa leitura! 😉





COMO ESCOLHER UMA CARREIRA?


Escolhas. É sobre isso que estamos falando. É normal uma certa confusão existir, pois nesse momento, o de escolher, sempre há espaço para os mais diversos questionamentos e julgamentos alheios. Mas uma coisa é fato, a decisão deve ser sua, pois será você quem despenderá tempo e dedicação na respectiva profissão.

A primeira ilusão que precisa ser desmistificada é sobre uma profissão ser para a vida inteira.  Opiniões podem mudar, diferentes oportunidades podem surgir, o importante é estar com a mente aberta e escolher de forma consciente. E para isso, existem algumas dicas que vão te ajudar nesse processo ;)

1) Do que você gosta?
É o momento em que você analisa e reflete sobre ações e áreas que mais te interessam. Comece separando alguns pontos como "falar em público", "matemática", "desenhar com destreza", "leitura"; Ir pela negativa também ajuda, pense em situações que detestaria ter que lidar e faça sua lista.

2) No que eu sou bom?
Agora é ideal analisar a respeito das ações que possui destaque, atitudes que você faz que já são bem reconhecidas. "Você fala naturalmente em público?", "Calcula rapidamente?", "Toca algum instrumento?", "Sabe programar em alguma linguagem?"; Claramente não precisa seguir em determinada área apenas por possuir mais facilidade, mas pode ser um fator que te aproxime de alguma carreira especifica ou pelo menos te dê alguma clareza.

3) Quais profissões possuem um bom mercado atualmente e que continuam a crescer?
Pesquise sobre as carreiras do futuro e quais serão deixadas de escanteio para as novas tecnologias, afinal, não vale muito a pena investir em uma carreira em declínio.

4) Existe alguma forma prática para decidir?
Sim! Tem-se os chamados "Testes Vocacionais" que atuam como uma espécie de direcionamento estratégico de carreiras. Esses, quando feitos em fontes confiáveis e de forma sincera, podem diminuir a gama de possibilidades e ajudar a chegar em uma conclusão.

5) E se todas as profissões ganhassem o mesmo salário?
Uma reflexão inteligente que aponta vontades genuínas que independem de valores econômicos. O dinheiro é importante sim, mas até que ponto?

6) Liste todas as ideias obtidas.
Pegue todas as profissões que te deixaram em impasse até agora.

7) Pesquise.
Busque conhecer o máximo possível das carreiras em questão. Veja vídeos, entrevistas, analise vantagens e desvantagens, entenda o mercado de trabalho, observe quais tipos de conhecimentos são requeridos, se o ambiente de trabalho seria algo favorável para você, se o salário está dentro dos seus objetivos, se suas expectativas serão devidamente atendidas. Olhe se os cargos lhes são agradáveis.

8) Converse.
Escute pessoas com experiências trabalhistas mais avançadas, preferivelmente, da área desejada. Em uma conversa franca e próxima, muitas das suas dúvidas se dissiparam e você poderá decidir sabiamente.

9) Seja fiel a si mesmo!
Não é responsabilidade sua a de fazer a felicidade dos outros. Assuma suas paixões.
Já dizia Platão: "O conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo".

Qual sua visão de sucesso? O que te motiva? Como seu trabalho impactará nas vidas ao seu redor? 

Essas são algumas dicas importantes, mas agora a decisão é sua! Relaxe, a vida é longa o suficiente para se reinventar diversas vezes... nenhuma escolha é definitiva. Respeite seu processo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário