quarta-feira, 14 de junho de 2023

Moda Old Money: meu bilionário favorito!! - Parte 1

É inegável que a Internet é um campo que permite diversas pessoas compartilharem seus gostos, influenciar massas, principalmente no campo da moda. Hoje discutiremos um pouco sobre o fenômeno do Old Money nas redes sociais e suas implicações sociais, sente-se e aproveite!




Afinal, o que é Old Money?

Old Money, na tradução literal, significa "dinheiro velho", ou seja, herança, moda dos herdeiros. O termo ganhou grande capilaridade com o TikTok, com hashtags que chegaram a atingir milhões visualizações, mas desde o início da pandemia do covid-19, em 2020, já esteve presente nas redes. Historicamente, esse estilo surgiu em regiões de acúmulo de capital durante e após a Revolução Industrial, principalmente nos Estados Unidos e partes da Europa. Possui raízes derivadas do estilo Preppy, que seria inspirado nos uniformes de estudantes de escolas particulares preparatórias dos Estados Unidos, entretanto, é mais ligado ao modo de se vestir dos burgueses do século XX, os quais podemos citar famílias tradicionais, herdeiros, que fazem parte da alta aristocracia da sociedade. 

Os looks apresentam suéteres, roupas de seda, ouro, pérolas, nomes de grandes grifes como Chanel e Ralph Laureen, porém sempre discretos, nunca com grandes logos e sempre presentes as cores neutras e atemporais. São principalmente inspirações de esportes elitizados, como o hipismo, golfe, tênis e polo. Sempre optando pela elegância sem extravagância. 


Mas o que tem de tão errado com esse estilo?

Por mais que esse estilo, que está inserido nos dias atuais entre os jovens na Internet, possa estimular certos hábitos mais sustentáveis e saudáveis com a moda - como optar por roupas de maior qualidade que poderão durar anos - ainda é pauta discutível, afinal, sofremos um seríssimo problema com descartes de roupas e a famosa fast fashion. Nesse caso sim, é interessante a ascensão de um estilo que opte por formas mais sustentáveis de se consumir a moda, ainda mais com a quantidade de conteúdo rápido presente em redes sociais como o TikTok, onde tais estilos duram menos de uma semana e caem em total esquecimento, estimulando ainda mais o consumismo exacerbado presente na nossa sociedade. No entanto, nossos olhos devem ser atentos: o aspecto social é muito mais impactante e esconde uma verdade dura e crua sobre o fenômeno do Old Money, a romantização da aristocracia e o classicismo. 

Esse estilo não é só presente nas roupas, também se apresenta na arquitetura, no lazer, na educação, é um estilo de vida, são herdeiros. Um ponto interessante de enfatizar é que o Old Money seria contrário aos intitulados New Money (na tradução literal, significa "novo dinheiro", os novos ricos), pois para eles são extravagantes demais, carregam logos de grifes, são outdoors públicos de marcas, vulgares...ainda sim, olhando mais profundamente, veremos apenas mais uma maneira dos ricos herdeiros de se distanciar dos novos ricos, que provavelmente nunca farão parte dessa aristocracia, porque não é totalmente pelo dinheiro (óbvio que é necessário), estamos falando do nome que importa, a herança. Não é de hoje que a burguesia cria métodos para se diferenciar do resto, dos trabalhadores, mesmo os que raramente são contemplados com a ascensão social, mostrando etiquetas, códigos, regras, parâmetros, que não podem ser alcançados pelos "outros" (mesmo que estes tentem replicá-los), por aqueles que não fazem parte desse grupo seleto, esse é o objetivo, criar a redoma indestrutível dos "sangue azul". Agora com o acesso das massas a esse estilo, será que os burgueses entregarão as cartas?


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