terça-feira, 30 de abril de 2024

Dia do Trabalhador: Como escolher sua profissão?

    Dia 1º de maio é um feriado dedicado aos trabalhadores, que, cada um com sua profissão, contribui para a construção de uma sociedade melhor.

    Com o Ensino Médio, principalmente ao chegar no 3º ano, uma grande dúvida se instala na mente dos jovens: “qual profissão eu vou seguir?”. Existem variados testes online para descobrir sua vocação, porém é importante sempre se lembrar de alguns pontos antes de realizá-los e buscar você mesmo por seus interesses, sem depender totalmente dos algoritmos.

  • Perceba no seu dia a dia quais são as tarefas, hobbies e conteúdos que te interessam. Realize algumas perguntas para si mesmo: qual ambiente você se identifica (por exemplo, uma clínica ou escola), se você deseja trabalhar com o público e se quer uma profissão que exija paciência ou mais dinamizada. Com base nessa breve sessão de autoconhecimento, voltada para o âmbito profissional, faça uma lista e pesquise quais profissões estão relacionadas a seus interesses;

  • Busque vídeos de relatos ou rotinas da profissão que te interessou. Isso vai te ajudar a perceber se você gosta realmente daquilo e se você identifica-se com as ações relacionadas a carreira. Caso seja possível, converse com alguém que você conhece e exerce a profissão;

  • Faça um “quadro” dividido em quatro partes de cada profissão: áreas de atuação, características que me identifico, características que terei que melhorar e o que me interessou naquela área;

  • No momento da escolha, não se prenda ao salário. Pode ser difícil abandonar essa preocupação, pois é inevitável o pensamento “eu preciso trabalhar para me sustentar e receber dinheiro para sobreviver”. Entretanto, ao optar por uma profissão que te interessa e te anima em relação ao futuro, tenha certeza de que, com a faculdade e seu esforço, você vai se destacar na sua carreira;

  • Você não precisa ter uma vocação para ser capaz de seguir determinada profissão, se você gosta daquela área e está disposto a estudar para enfrentar os obstáculos, siga em frente! Os testes vocacionais podem te ajudar muito na decisão, porém não se prenda aos resultados, nem à idealização de uma “vocação forte”.
    
    Lembre-se de que a profissão que você escolher agora não precisa ser definitiva, pois os nossos interesses mudam com o passar dos anos. Segundo uma pesquisa de 2020, realizada pelo site elementar, 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar de carreira nos próximos 12 meses. Dessas pessoas, 70% dizem que querem uma carreira mais alinhada a seus interesses e propósito de vida. 

“Nada existe de permanente a não ser a mudança” – Heráclito

O ser humano está em constante mudança. Tenha calma e não se cobre para escolher a sua  profissão, afinal, você é muito mais do que sua futura vida profissional.


A XEPA ESTÁ DE VOLTA!

Esse foi o primeiro post de muitos que estão por vir... nesse ano de 2024 teremos várias novidades e matérias fresquinhas toda semana. Para ficar por dentro de tudo que a xepa oferece, nos siga no Instagram: @xepamexida.



Um comentário: