domingo, 27 de abril de 2014

BITCOIN: O dinheiro virtual!





Imagine um tipo de dinheiro que não corra o risco de dar uma passada na máquina de lavar quando você esquece de verificar os bolsos da calça, ou que não pare, “sem querer”, na cueca de um político corrupto! Pois é, o Bitcoin chegou e essas são algumas mudanças que esta nova moeda digital poderá trazer!


A moeda digital foi criada em 2009 por Satoshi Nakamoto e o programa código aberto que ele projetou para usar a moeda possui o mesmo nome. É o que se chama de moeda descentralizada, pois não há órgão responsável por definir e controlar a emissão das moedas e tudo o que acontece é  controlado pela rede P2P onde cada usuário acaba por atuar como cliente e servidor ao mesmo tempo. Essa rede é responsável por gerenciar as transações, confirmações e geração de moedas.  Não é preciso bancos ou terceiros para transferi-las para outras pessoas.  Além de ser mais prático, as taxas são bem menores e podem ser usadas no mundo inteiro. 
Estas moedas digitais são criadas  como recompensa a partir de um sistema de “mineração” em que os usuários  processam, protegem a rede e ajudam na sincronia e regularização da rede. A rede de Bitcoins funciona como blocos encadeados que incluem todas as informações, transações realizadas e  informações referentes ao processo.
As transações feitas com Bitcoins são relativamente simples, é preciso apenas de um Bitcoin Wallet (aplicativo de carteira que pode estar no smartphone ou no seu computador), digitar o endereço do destinatário, o valor e enviar.
Porém há desvantagens:
O gasto com energia elétrica para arrecadar bitcoins muitas vezes supera o lucro obtido. Mas pode ser muito vantajoso se você tiver um equipamento próprio, otimizado para a mineração de Bitcoins. É o que muitas empresas fazem atualmente.
Apesar da quantidade de vantagens que a moeda traz, ainda não é muito popular. Quantos lugares eu posso ir e ter a certeza de poder pagar com Bitcoin, atualmente? É preciso popularizar a moeda digital.
Volatilidade: O  valor de mercado de Bitcoins funciona como qualquer outro, por meio de oferta e demanda. A instabilidade  do preço é frequente e muitas vezes dá grandes saltos, tanto para cima quanto para baixo.
Cabe ao tempo e a nós  mostrar se o Bitcoin é ou não uma boa alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário