terça-feira, 9 de abril de 2019

Maconha, a cura do câncer?




      Sim, isso mesmo que você leu, a famosa erva pode servir para tratar uma das piores doenças existentes, o câncer, que segundo dados da OMS, mata aproximadamente 7,6 milhões de pessoas por ano. Enquanto essa planta é criminalizada aqui no Brasil, nos Estados Unidos, ela está sendo pesquisada e utilizada na produção de medicamentos para tratar do câncer. Até mesmo o Instituto Nacional do Câncer (NCI), comprovou, por meio de pesquisas, que a cannabis sativa, pode ser a cura para esse mal que assola tantas pessoas.
     Existem vários casos de pacientes que usaram da erva, geralmente em forma de óleo, e apresentaram bons resultados. Na maior parte das vezes, ela é utilizada para aliviar os sintomas da quimioterapia, porém, através de várias pesquisas e testes, já foi comprovado que a maconha pode reduzir tumores e eliminar as células cancerígenas, graças a testes em humanos e ratos.






     No Brasil, a Anvisa incluiu a maconha na lista de plantas medicinais, mas seu uso continua proibido. Porém, em 2017, foi aprovado o registro do primeiro medicamento baseado na erva, para tratar esclerose múltipla. Há a possibilidade de importar produtos com o THC (tetrahidrocanabinol), substância presente na maconha, em sua composição, porém é necessário que seja feito um pedido direto na Anvisa, com apresentação de receita e laudo médico. Já o Chile possui a maior plantação de maconha legal da América Latina, com 6.900 mudas que foram utilizadas para aliviar a dor dos pacientes do câncer.






     Abaixo, segue o link do site oficial do documentário “Weed the People”, que fala sobre 5 famílias que possuem pessoas diagnosticadas com câncer, e fazem o uso da planta no tratamento, seja juntamente com a quimioterapia ou não, e discute sobre a necessidade de mais pesquisas:




Referências:

G1. Um quarto dos pacientes com câncer usou maconha medicinal nos EUA, diz estudo. 25 set. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/um-quarto-dos-pacientes-com-cancer-usou-maconha-medicinal-nos-eua-diz-estudo.ghtml. Acesso em: 8 abr. 2019.

MILHORANCE, Flávia. Estudos mostram benefícios da maconha para combater o câncer.10 abr. 2015. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/estudos-mostram-beneficios-da-maconha-para-combater-cancer-15832467. Acesso em: 8 abr. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário