sábado, 27 de abril de 2019

Minissérie: Desemprego no Brasil

 O Desemprego entre as Mulheres

  No Brasil hoje, infelizmente o desemprego é tradicionalmente maior entre as mulheres, ainda mais se forem jovens e negras, essa questão engloba uma série de desigualdades estruturais do país e diversas dificuldades para conquistar emprego.
    Segundo alguns dados do ano passado entre as mulheres, o índice de desemprego fechou o ano em 13,4%, contra 10,5% entre os homens. Havia 6,07 milhões de homens desocupados, contra 6,24 milhões de mulheres no fim do ano passado.
   Há vários obstáculos no mercado de trabalho, por exemplo as jovens brasileiras e a falta de experiencia, que se torna uma questão mais difícil quando se está atrás do seu primeiro emprego; além disso é comum a necessidade de ter que conciliar os estudos e o Trabalho. Outros fatores que contribuem para dificuldade de achar um emprego podem ser citados, as mulheres que tem filhos pequenos ou que estão gravida, mulheres com baixa escolaridade e também, as com idade mais avançada.
   O mercado de trabalho precisa fazer a diferença aceitando as mulheres independente de suas condições, políticas de primeiro emprego poderiam ser criadas para as jovens brasileira e é preciso também eliminar os preconceitos enraizados, essas medidas quebram barreiras e dá para a mulher um lugar e uma chance na hora de conquistar um emprego.


Referencias :
Portal IG: O desemprego no Brasil afeta mais os grupos de jovens, mulheres e negros. Disponível em: https://economia.ig.com.br/2018-08-17/desemprego-mulher-jovem-negra.html
FUP: Desemprego é maior entre as mulheres negras e jovens, aponta estudo do IPEA. Disponivel em:
https://www.fup.org.br/ultimas-noticias/item/23463-desemprego-e-maior-entre-mulheres-negras-e-jovens-aponta-estudo-do-ipea
Época Negócios: Taxa de desemprego entre mulheres é de 15%, bem acima dos 11,6% dos homens,aponta Ipea.Disponivel em:https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2018/06/taxa-de-desemprego-entre-mulheres-e-de-15-bem-acima-dos-116-dos-homens-aponta-ipea.html.


Nenhum comentário:

Postar um comentário